quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GARAJAU

Madeira - 2009

A Ponta do Garajau sofreu nos últimos anos uma remodelação cuidada do seu espaço envolvente.

Olhando para o lado poente do miradouro do Cristo Rei:


Miradouro


A cidade do Funchal e a sua baía. Em primeiro plano o acesso à praia do Garajau. O automóvel vai até onde foi possível executar a estrada... O resto do percurso é feito a pé...


Olhando para o lado nascente do miradouro do Cristo Rei:


Caniço de Baixo

O madeirense na sua comunhão com o mar tira o máximo partido da encosta íngreme. É sempre possível ter uma habitação com piscina e um quintal com árvores... A paisagem dali é fabulosa. Vive-se num paraíso!



Apontamento:

Em 1986 foi criada a Reserva Natural do Garajau para protecção do Garajau - ave marinha.

Hoje engloba também uma vasta área marítima que, devido à sua riqueza biológica e à extraordinária clareza das suas águas, oferece condições únicas de interesse científico, recreativo e turístico.

Da sua fauna marinha encontramos peixes de grande porte - Meros e Moreias - para além de uma grande variedade de outras espécies. Existem ali colónias de Enguias de Jardim, que são típicas da Ilha da Madeira, e Sargos.

6 comentários:

  1. A Madeira e suas belezas naturais...
    Impressiona-me muito o "marzão" ao redor, posto que é uma ilha.
    O nome Garajau lembra-me meu querido bairro no Rio, o Grajaú, mas o significado é totalmente diferente, pois refere-se a uma tribo indígena.

    Bjs para você e Conceição

    ResponderEliminar
  2. Pena que o Canico tenha sofrido um saque...Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi.
    que beleza de lugar este que nos mostra, Micael!
    o lado nascente, e a estrada que leva a praia do Grajau, são imprecionantes.
    para falar a verdade tudo é lindo demais aí na Madeira...
    adoro passear por aqui, e conhecer estas maravilhas que por hora só assim de fotografia e blogs, mas quem sabe uma hora dessas tudo muda....
    abraço carinhoso para ti e conceição.
    Rosan

    ResponderEliminar
  4. Meu querido Micael.

    Ate me deu vontade de subir e descansar nas tuas fotos, sentir o vento fresco e me deitar a olhar para as nuvens.
    Desejo que voces tenham um fds maravilhoso
    Mil beijos no coracao da conceicao e outros dois mil pra ti.
    Rachel

    ResponderEliminar
  5. OLÁ MICAEL BOA EXPLICAÇÃO DA ÁREA DO GARAJAU,GOSTEI MUITO...EU CÁ FICO-ME MAIS PELAS IMAGENS .....
    MICAEL O TELEFÉRICO DA CALDEIRA É DEPOIS DE CÂMARA DE LOBOS VAI NA VIA-RÁPIDA PARA A RIBEIRA BRAVA E HÁ UMA SAÍDA Á DIREITA ANTES DA SAÍDA PARA O CABO GIRÃO SE NÃO ME ENGANO TEM QUALQUER PLACA ONDE DIZ CALDEIRA ...É NO CAMINHO PARA O CONVENTO DAS CALDEIRAS...
    ESPERO QUE SEJA FÁCIL E DEPOIS SE NÃO FOR QUANDO CÁ VIER PODEMOS FALAR SOBRE O LOCAL E EXPLICO-LHE PESSOALMENTE ...UM ABRAÇO A SI E Á FAMÍLIA DOS MEUS PAIS E MANA TAMBÉM...BOM DOMINGO.

    ResponderEliminar