sábado, 9 de janeiro de 2010

O MECHELOTE

Madeira - Agosto 2009

Artesanato típico da Ilha da Madeira na Feira do Santo da Serra.

O Mechelote é um instrumento de forma fálica muito utilizado para o fabrico da Poncha da Madeira. No fabrico da poncha, um dos ingredientes é o sumo de limão. Para o obter utiliza-se o Mechelote.

Se repararem, na parte inferior, a madeira está talhada de forma que a associamos às lâminas de electrodomésticos - "varinhas mágicas". Esta extremidade, assim talhada, permite triturar e retirar de forma eficaz o sumo do limão.



O Mechelote também é designado de PAU DE PONCHA ou
devido à sua forma fálica de... caralhinho.

Se repararem, a carapuça colocada de forma cuidada, protege o SAGRADO MASCULINO...



PONCHA DA MADEIRA

Ingredientes:

- Água-ardente (pura) de cana de açucar > meio litro
- Mel de abelha > 6 colheres de sopa
- Sumo de limão > 4 limões

Para misturar, tudo muito bem, utiliza-se o caralhinho (o dito mechelote...)

Atenção: cuidado com a bebida que é muito forte. Julgo que é devido à utilização do (dito) instrumento...

Comentário: Recomendo que a bebam quando forem para a cama e nunca mais de 2 cálices... Os madeirenses dizem que é para aquecer!!!!

6 comentários:

  1. olá.
    esta tal bebida aqui no Brasil é conhecida como "caipira ou caipirinha" e o mel na maioria das vezes é substituido pelo açucar, sei que é muito consumida, e sem desculpa de aquecer bebem em qualquer clima mesmo...
    confesso que não gosto de bebidas, de nenhuma delas...
    mas o tal mechelote é interessante, tem por aqui mas sem os tais entalhes...

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Querido Micael.
    Bem, eu comecei a ver as fotos, e pensei:para que será estes paus.
    depois de ler, me sorri e pensei, hum que caralhinhos tão engraçado ihiihiiihiih.
    Valeu a pena o sorriso, não conheço a bebida mas acredito que deve ser uma bebida e sem ofender ninguém que se pode dizer do Caralho.
    Desejo que tenhas boa semana
    Mil beijos com carinho (obrigado pelo poema)
    Rachel

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o dito instrumento...muito curioso...(risos) mas aqui no Brasil, estamos bem acostumados a essa bebida, que tem o nome de "pinga com mel", é sim, um santo remédio para gripes e resfriados nos dias frios...
    Gostei, muito interessante!

    ResponderEliminar
  4. Hola MICAEL.
    Te encontré en el blog de una amiga y me dije, “lo visito”.
    Sabes, tienes un blog muy majo, además, llevo tiempo tratando de conectar con alguien del país, amigo y vecino, ya, ya se, que NO eres natural de allí, pero creo estas bien admitido y estabilizado ¿me equivoco?
    Mira MICAEL, me hago tu seguidor, ya te comentare más despacio sobre tus entradas.
    Te dejo los links de mis blogs por si deseas hacerte seguidor de alguno de ellos.
    Un abrazo, cruza las riberas mediterráneas hacia el amigo Portugal.
    SALU2.

    Olá Micaela.
    Achei o blog de um amigo e eu disse "eu visitá-lo.
    Você sabe que tem um blog muito bom também teve tempo tentando contato com alguém do país, amigo e vizinho, e é, naturalmente, você não está lá, mas acho que estas bem suportado e estabilizada estou certo?
    Procure Michael, eu me tornar seu fã, como você lentamente comentaristas em seus posts.
    Deixo os links no meu blog no caso de você querer fazer você é um deles.
    Um abraço em toda a borda do Mediterrâneo o amigo de Portugal.
    SALU2.


    http://esperandoqueescampe.blogspot.com/

    http://amaneceramanana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Hola Micael,

    Me encanta el mercado de Santo da Serra, sobre todo la comida tan deliciosa que se puede comer en los diferentes puestos...La poncha que más nos gusta es la de Maracuyá...licor excelente. Las ultimas veces que hemos visitado la bella isla de Madeira nos hemos alojado en este pueblo, en el Estalagem A Quinta (www.estalagemaquinta.com), donde nos hemos sentido como en casa. Es un pequeño hotel rural gestionado por una familia muy amable, como es habitual en las gentes de la isla.

    Saludos desde Gran Canaria

    ResponderEliminar