terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PONTA DELGADA

Ilha da Madeira

A costa norte da ilha da Madeira é definida por escarpas muito altas que dificultam a existência de acessos fáceis às pequenas povoações situadas em plataformas de terreno de cota mais baixa, junto ao mar.

Ponta Delgada, que pertence ao concelho de São Vicente, começou a ser povoada nos finais do século XV. Acomodou-se numa pequena língua de terra aconchegada ao mar dando origem ao seu nome. O contraste com as altas escarpas que a envolvem torna este lugar cativante e de grande beleza.
 
A antiga estrada regional - ER10, que liga Ponta delgada a Santana, é perigosa. O cruzamento de viaturas em determinados troços da estrada, "agarrada" à alta escarpa,  é  arriscado por exigir recuos e manobras difíceis devido à sua largura muito reduzida e ao precipício que a  acompanha!..

Ponta Delgada foi elevada à categoria de freguesia em 1552.

Ponta Delgada
 
Estrada Regional - ER10, "agarrada" à escarpa!..

Túnel antigo com pedras pontiagudas...
 

Ponta Delgada - Vista da estrada ER10
 
Vista parcial de Ponta Delgada
 
Dia de Festa- Ruas engalanadas
 
Piscinas e porto de abrigo
 
Escarpa vista da piscina.
A estrada regional ER10, muito estreita, percorre a escarpa a grande altura.


A piscina
 
Próximo de Ponta Delgada outro recanto maravilhoso:
Igreja de Santa Quitéria - BOAVENTURA
 

2 comentários:

  1. Muito obrigada AM. Já o adicionei nos fav.
    Só fomos uma vez há anos à Madeira, 4 dias com o Inatel, na Festa da Flor. Infelizmente apanhamos um mau tempo terrível... Mas gostei muito do que pude ver. Encantaram-me as flores, as cores. E como gosto muito de "ilhas"... Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ilha da Madeira é um encanto. Conheço por assim dizer todos os cantinhos da ilha e não me canso de revê-los, pois há sempre qualquer coisa de diferente - talvez a luz, as cores, as flores... A procissão em Porto da Cruz, num dos últimos domingos de Agosto com os seu tapetes, de flores exóticas (inteiras), executados por grupos de famílias daquele lugar momentos antes da procissão passar, é simplesmente magnífica e emocionante.
      Como adoro aquela ilha dos meus antepassados!..

      Eliminar